Dia dos Finados

Assinala-se esta quinta-feira [02.11.2023] o Dia dos Finados. Reza a História que a data, também chamada de Dia dos Finados ou Dia dos Mortos, advém do século II, quando alguns cristãos oravam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que já haviam morrido. Nesta mesma ocasião, no século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, por quem ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

Dedicar um dia do ano para rezar pelos mortos ganhou importância desde o século XI, altura em que os papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) passaram a obrigar a comunidade a dedicar um dia aos falecidos, e, no século XIII, esse dia anual passou a ser comemorado em 2 de Novembro, um dia depois da Festa de Todos os Santos, comemorada a 1 de Novembro.

Em Angola o Dia dos Finados em Angola é, há muitos anos, uma data assinalada com reverência pela população, cuja maioria é cristã – católica, protestante ou evangélica. Há também aqueles que, sem visitar as campas dos parentes durante os restantes dias do ano, aproveitam o feriado para fazê-lo, proceder à limpeza e embelezamento dos locais.

O Dia Dos Mortos é uma data na qual as famílias gostam de lembrar dos ente-queridos falecidos, e tornou-se tradição render uma singela homenagem aos mortos, com rezas, limpezas de campas e deposição de coroa de flores. Infelizmente para muitos angolanos, porém, a efeméride acaba por se tornar um momento de reclamação diante de actos de vandalismo e depredação das campas e sarcófagos.

Previous VPR e funcionários dos OAVPR em foto de família para assinalar importância do diagnóstico precoce

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados